Secadores de esmaltes podem causar câncer? Técnica substituta

O esmalte gel se tornou o queridinho das mulheres por sua longa duração, no entanto, boatos de que o uso das cabines de secagem poderiam ser prejudiciais, preocupam. Mas afinal cabine UV dá câncer? Veja aqui.

Mulher introduz uma das mãos em cabine de secagem de unhas
Imagem: Freepik

Porque as cabines UV são necessárias?

Atualmente a correria do cotidiano pede por métodos que economizem nosso tempo, por isso, ter unhas que duram mais do que uma semana é um sonho. E este sonho se realizou com a chegada dos esmaltes em gel.

No entanto, a composição diferenciada deste produto, faz com que sua secagem demore muito mais do que um esmalte comum. Desse modo, é preciso uma ajudinha na hora de secar as unhas, e é aí que entram as cabines de gel, que agilizam o processo de secagem.

Mulher seca as unhas em cabine UV
Imagem: Freepik

Cabine UV dá câncer?

O problema é que algumas pesquisas feitas por profissionais da área da saúde, apontaram resultados preocupantes no uso das cabines UV. à primeira vista os pesquisadores identificaram que o uso do aparelho pode causar morte celular e mutação genética das células da pele da mão.

Embora esses resultados não sejam conclusivos, já que a pesquisa foi realizada in vitro, ou seja, fora de um organismo vivo, ele levantou preocupações. E mulheres do mundo todo passaram a se perguntar se a cabine UV dá câncer.

Esmaltação em Gel 2024

Melhores ideias para arrasar!

Médicos acreditam que há a possibilidade, devido às lâmpadas utilizadas nestes aparelhos emitirem raios UV tipo A. Em síntese, esse tipo de radiação tem penetração profunda e causa o envelhecimento da pele, além de risco de câncer.

O risco é ainda maior para pessoas que têm pele clara e/ou é imunosupressiva, e que faz uso das cabines por longos períodos. Afinal o uso contínuo do aparelho cria um efeito cumulativo da exposição aos raios UVA.

Lanterna de LED secando unhas
Imagem: Reprodução

Secar unhas gel sem cabine UV

Apesar da opção de diminuir os riscos utilizando protetor solar nas mãos, você pode utilizar outra técnica para secar suas unhas além de cabines UV. Aliás, vamos lembrar que o uso deste método de secagem não é obrigatório.

Muita gente não sabe, mas as melhores cabines contam não só com lâmpadas UV, mas também com algumas LED. Acontece que ambos agilizam o processo de secagem do gel, e inesperadamente o LED tem até um efeito mais rápido.

Ou seja, você pode secar suas unhas rapidamente, e ficar com as unhas decoradas lindas, com uma ajuda mais segura, direcionando uma lanterna LED para elas por alguns minutos.

Outras técnicas

Inegavelmente o esmalte em gel tem um processo de secagem mais demorado sem a ajuda das cabines UV ou lâmpadas LED. Contudo, as técnicas utilizadas para esmaltes comuns podem ajudar um pouco a reduzir esse tempo. Veja algumas delas:

Banho de azeite de oliva

Após finalizar a esmaltação mergulhe as unhas em um recipiente com azeite de oliva por um minuto. Em seguida tire os resíduos oleosos em água corrente, e seque as mãos com papel de forma delicada. O produto contém solventes que ajudam o líquido do esmalte a evaporar.

Mulher aplica óleo secante nas unhas recém feitas
Imagem: Freepik

Óleos e spray secantes

Embora não tenham um resultado tão imediato quanto no esmalte comum, os spray e óleos secantes também agilizam a secagem do gel.

Top coat

Um produto que tem se tornado o queridinho das mulheres devido ao efeito de brilho extra que traz, o top coat é outra boa opção para ajudar a secar sua esmaltação. Além de deixar suas unhas mais bonitas e prolongar sua duração, ele também acelera esse processo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Luiza Fonseca
Luiza é redatora especialista em Design de Unhas e produtora de conteúdo desde 2014 onde começou a sua paixão pelo universo da beleza. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Unhas Decoradas 2024, dicas e novas tendências para todas as nossas seguidoras..