Pode pintar a unha do cachorro? Só se você fizer desse jeito…

A moda de passar esmalte no cachorro cresceu muito nos últimos anos, sobretudo com as possibilidades de imprimir estilo e sofisticação nos animais. Porém, antes de pensar nisso, você precisa saber de muita coisa; confira!

Dicas para passar esmalte no cachorro
Foto: Banco de Imagens

A moda das unhas decoradas em cachorros

A tendência de passar esmalte nas unhas dos cachorros não surgiu do nada. Na verdade, é uma extensão das novidades de cuidados com os pets, que também inclui banhos de luxo, roupas estilizadas e acessórios da moda canina.

Nesse sentido, assim como os humanos gostam de se expressar com a moda, nesse caso, sobretudo com as unhas decoradas, muitos tutores encontram uma maneira de mostrar estilo e personalidade nos bichinhos; mas é seguro?

unhas lindas

Unha Encapsulada em Gel Decorada 2024

Ideias, Fotos e Tendências
Conferir
Você permanecerá no site atual

É seguro passar esmalte no cachorro?

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a maior parte dos veterinários não recomendam o esmalte para cachorro. Isso porque, por mais que pareça inofensivo para os seres humanos, a fórmula química dos esmaltes à venda pode ser danosa à saúde do animal.

Os cachorros – e outros pets – não estão acostumados com tais produtos, o que pode resultar em alergias. Outro problema é o cheiro, até porque o odor forte dos esmaltes pode confundir o olfato apurado do cachorro e causar problemas de desorientação.

Por fim, outro problema grande é que os cachorros têm por costume passar a língua nas unhas. Nesse sentido, os compostos dos esmaltes humanos podem entrar pela cavidade bucal e dar problemas estomacais ou até na circulação. Dessa maneira, não é recomendado passar esmalte no cachorro. 

Foto de um cachorro
Foto: Banco de Imagens


O único jeito de pintar a unha do cachorro

Por mais que não seja uma prática recomendada, o único jeito de passar esmalte no cachorro é comprar um produto específico para pets. No mercado brasileiro, é difícil, mas é possível encontrar o esmalte canino. Com muita pesquisa, dá para encontrar o produto, que é mais caro que o humano.

Fotos de esmalte para cachorro
Foto: Divulgação

A Warren London é uma marca internacional que produz o esmalte em uma boa variedade de cores, com um preço para além dos 60 reais. Isso porque trata-se de uma espécie de caneta fina que não traz os mesmos produtos do esmalte que podem fazer mal ao cachorro.

mais acessados

Unhas dos Pés Decoradas 2024

100 Fotos e Cores (Passo a Passo)
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Antes de aplicar qualquer esmalte, acostume o cachorro a ter suas patas tocadas e manuseadas. Isso evitará que ele se sinta desconfortável durante o processo de aplicação.

Além disso, opte por cores claras e suaves. Evite cores muito vibrantes, pois elas podem chamar muita atenção e potencialmente causar desconforto ao animal. Certifique-se de que as unhas do cachorro estejam limpas e aparadas antes da aplicação do esmalte. A sujeira acumulada sob o esmalte pode causar infecções.


Como passar esmalte no cachorro?

Reúna todos os materiais necessários, incluindo o esmalte específico para pets, algodão, removedor de esmalte seguro para pets, tesoura de unha para cachorros, lixa de unha para cachorros e petiscos como recompensa.

Antes de aplicar o esmalte, acostume o cachorro a ter suas patas manipuladas. Toque e segure suas patas de maneira gentil e positiva. Reforce esse comportamento com petiscos.

Depois, aplique o esmalte com muito cuidado e deixe secar, utilizando todos os produtos recomendados apenas para os pets. Por fim, tranquilize o pet e fique de olho constantemente.

Foto de passar esmalte no cachorro
Foto: Pinterest

Vale mesmo a pena passar esmalte no cachorro?

Antes de aplicar qualquer produto nas unhas do seu cão, consulte um veterinário. Os profissionais de saúde animal podem avaliar a saúde das unhas do animal e fornecer orientações específicas com base na raça, idade e condição das unhas.

Se o veterinário der o aval para prosseguir, certifique-se de usar produtos de esmaltação especialmente formulados para cães. Nunca use esmaltes humanos, pois eles podem conter ingredientes tóxicos para animais de estimação.

Não há uma resposta única para todos os cães. Alguns podem tolerar o processo de pintura de unhas e até mesmo desfrutar da atenção extra, enquanto outros podem se sentir desconfortáveis ou ansiosos. Respeite a preferência do seu cão e não o force a passar por algo que o deixe estressado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Luiza Fonseca
Luiza é redatora especialista em Design de Unhas e produtora de conteúdo desde 2014 onde começou a sua paixão pelo universo da beleza. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Unhas Decoradas 2024, dicas e novas tendências para todas as nossas seguidoras..