5 coisas que suas unhas revelam sobre sua saúde: aprenda a identificar

Consideradas quase que um acessório, as unhas são uma parte do corpo um pouco subestimadas, sendo bem cuidadas na maioria das vezes só na hora de serem incluídas no look, mas elas dizem muito mais do que você imagina, veja aqui o que a unha revela sobre a saúde.

Unhas quebradiças
Imagem: Reprodução

As unhas

Formadas na nona semana da gestação, as unhas são placas formadas por queratina presente nas pontas dos dedos não só de nós humanos, mas também nas patas de diversos animais, que tem como principal função proteger as extremidades das mãos e pés.

Em seres humanos, além da função protetora de mãos e pés, elas são muito úteis para pegar e pressionar coisas muito pequenas, agindo com uma pinça embutida, além é claro de sua função mais exaltada, a decorativa.

O que a unha revela sobre a saúde?

Como mencionado na introdução deste texto, a unha pode dizer muito mais do que muitas pessoas tendem a imaginar, ela também pode ser considerada uma espécie de alarme, que dá sutis sinais de que algo errado pode estar acontecendo.

Acontece que as unhas têm características comuns que devem ter se estiverem saudáveis, elas devem ter uma cor uniforme, branca transparente, levemente rosadas, devido a pele abaixo delas, e indiferente de serem curtas ou longas, e de seu formato, devem ser lisas e suaves.

Qualquer alteração destas características, como mudanças de cor, manchas, ou superfície irregular, podem ser sinal que não só a saúde das unhas não vai bem, mas também que o restante do corpo pode estar com problemas.

Unhas com Linhas de Beau
Imagem: Hypescience

Muitas pessoas desconhecem esta informação, mas é possível descobrir problemas de saúde olhando para suas unhas, já que alterações de suas características comuns podem significar que a pessoa tem doenças sistêmicas em diferentes órgãos, como tireoide, pulmões, entre outros.

Entenda as unhas pretas do Cristiano Ronaldo e tome cuidado!

Veja abaixo o que a unha revela sobre a saúde do seu corpo:

1. Alterações de cor

Como mencionado acima a unha deve ter uma cor branca transparente, e se elas estiverem sem cor podem estar indicando deficiência de ferro, fígado doente, desnutrição ou até problemas cardíacos.

Já se estiverem esbranquiçadas, principalmente nas bordas, podem estar dando sinais de doenças do fígado como a hepatite.

O amarelado é considerado algo comum, principalmente para quem pinta as unhas com frequência, mas é bom ficar atento a esse tipo de alteração de cor, que também pode significar problemas graves de tireoide, diabetes, psoríase ou até mesmo pulmões doentes.

Uma alteração de cor ainda mais preocupante é se as unhas começarem a ficar azuladas, já que isso é sinal de que o corpo não está recebendo a quantidade de oxigênio necessária, indicando possíveis problemas pulmonares graves e também coração doente e circulação prejudicada.

Unhas esbranquiçadas
Imagem: Reprodução

2. Alterações de forma

Outra alteração que deve acender um alerta é a da forma da unha, que se tiver ondulada pode indicar artrite ou psoríase, se curvadas anormalmente podem estar dando sinais de doenças inflamatórias em diversos órgãos como: intestino, pulmões e coração.

No caso de unhas com pequenas fendas transversais, conhecidas como linhas de Beau, a indicação pode ser de deficiência de zinco, descontrole da diabetes, desnutrição, pneumonia, doença vascular periférica, ou até sarampo, entre outras doenças.

em alta

Unhas de Gel Decoradas 2024:

Tendências, Cores e Inspirações.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

3. Grande fragilidade

Embora as unhas fiquem mais frágeis ao longo de nossas vidas, é bom ficar atento a unhas muito frágeis e quebradiças, pois isso também pode ser sintoma de tireoide alterada ou psoríase.

4. Manchas

Pequenos traumas podem ocasionar algumas pintas brancas na unha, o que não é nada de grave, mas se essa alteração tiver um tempo prolongado podem indicar doenças metabólicas ou sistêmicas, infecções ou problemas nutritivos.

Imagem: Portal Drauzio Varella

Outro sinal que deve acender uma alerta e bem grande é se surgirem linhas  amarronzadas ou pretas em suas unhas, já que isso pode ser causado por melanoma, um tipo de câncer bastante agressivo.

5. Entorno com aspecto inflamado

Até mesmo o entorno das unhas podem dizer algo, uma vez que vermelhidão e inchaço em torno das unhas, salvo em casos de alergia, podem ser indicação de uma inflamação causada pelo lúpus.

O que fazer quando identificar estes sinais?

Se você achar que identificou qualquer um dos sinais acima, o ideal é procurar um dermatologista para avaliar seu caso e verificar se realmente suas unhas estão querendo alertar vocês de algum problema em sua saúde.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Luiza Fonseca
Luiza é redatora especialista em Design de Unhas e produtora de conteúdo desde 2014 onde começou a sua paixão pelo universo da beleza. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Unhas Decoradas 2024, dicas e novas tendências para todas as nossas seguidoras..