Você sabe o que é a micose de unha, quais os tipos e como tratar esse problema? Se você estava buscando essas informações, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre como tratar o problema!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é a micose de unha?
Você notou suas unhas amareladas e com aspecto de doente? Pois isso pode estar sendo causada por um micose!
Em primeiro lugar, a micose de unha, também conhecida como onicomicose, é uma infecção causada por um fungo que afeta as unhas das mãos e dos pés.
Nesse sentido, ela é proveniente de diferentes tipos de fungos, incluindo dermatófitos, leveduras e mofo não dermatófito. Esses pequenos fungos se alimentam da nossa queratina, que é uma proteína dura que forma a maior parte da unha.
Geralmente, a infecção pode começar na borda da unha e se espalhar para outras partes, causando alterações na cor, textura e forma. Ah, também é comum ela deixar as unhas mais fracas.
Quais os tipos de micose de unha?
A princípio, a micose de unha pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo da área afetada e do tipo de fungo que a infectou. A seguir, confira os tipos mais comuns:
Onicomicose subungueal distal e lateral
Antes de mais nada, esse é o tipo mais comum, aquele que começa na ponta da unha e vai se espalhando para a base. Já se deparou com ele?
Micose de unha subungueal proximal
Em contrapartida, essa micose começa lá na base da unha, além de ser mais comum de aparecer em pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Onicomicose superficial branca
De mesmo modo, esse tipo é caracterizado por manchas brancas na superfície da unha, sendo mais comum de aparecer nas unhas das mãos.
Candidíase ungueal
Enfim, a micose de unha do tipo candidíase é causada por leveduras, e costuma afetar geralmente as mãos, com maior incidência em pessoas que frequentemente têm as mãos molhadas.
Dica: faça serviços de casa usando luvas!
O que pode causar a micose na unha?
Ok, já entendemos os diferentes tipos de micose de unha, mas afinal, o que exatamente causa o surgimento desse fungo?
Como mencionado, os fungos são os responsáveis por esse problema nas unhas. A princípio, eles proliferam em ambientes quentes, escuros e úmidos.
Ou seja, locais públicos como vestiários, banheiros, piscinas e chuveiros são áreas comuns onde os fungos podem ser contraídos. Por isso é tão importante higienizar muito bem as mãos.
Similarmente, sapatos fechados que não permitem que os pés “respirem” podem criar um ambiente propício para o desenvolvimento desses bichinhos.
Como tratar os fungos nas unhas?
Similarmente, o tratamento da micose na unha pode ser um desafio e geralmente depende da gravidade da infecção na área. As opções de tratamento incluem:
- Medicamentos antifúngicos orais: São frequentemente os mais eficazes, mas podem ter efeitos colaterais;
- Cremes ou esmaltes antifúngicos tópicos: Podem ser usados em casos mais leves ou como tratamento complementar;
- Remoção da unha infectada: Em casos graves, pode ser necessário remover a unha para tratar a infecção subjacente.
Como prevenir a micose de unha?
A prevenção da micose nas unhas das mãos e pés inclui diversos cuidados, como manter as áreas sempre limpas e secas, evitar andar descalço em locais públicos, usar sapatos que permitam que os pés respirem e manter as unhas cortadas e limpas.
Em outras palavras, a higiene é a melhor aliada nesses casos. Como você pode ver, a micose pode trazer dores de cabeça para nosso dia a dia, então, é importante sempre manter uma rotina de cuidados.
Logo, caso se depare com esse problema, é importante buscar um médico especialista para prescrever o melhor tratamento.
No vídeo abaixo, você confere dicas para lidar com a micose. Por fim, continue acompanhando nosso portal para mais dicas e cuidados úteis!