Técnica para tirar cutícula SEM alicate VIRALIZA entre as manicures

Dentre as atuais novas técnicas utilizadas por profissionais manicures, a cutilagem sem alicate tem se destacado muito. Se você gostaria de se tornar uma adepta desta nova febre, veja aqui algumas técnicas para livrar suas unhas das cutículas sem alicate.

Manicure faz esfoliação de cuticulas de cliente com escovinha
Imagem: Freepik

Tirar ou não tirar as cutículas?

Primeiramente precisamos lembrar que a cutícula não é inimiga, ao contrário, ela é uma aliada, afinal sua função é proteger as unhas. Nosso corpo produz a cutícula com o propósito de evitar a entrada de bactérias, ou seja, elas servem como uma barreira evitando que tenhamos infecções nesta área.

Contudo, deixá-las crescer livremente não é uma opção, pois essas pelezinhas acabam encobrindo boa parte das unhas. A solução para este problema é reduzir as cutículas, sem retirá-las por completo e utilizar técnicas para que elas não impeçam que você tenha lindas unhas decoradas.

Por que fazer cutilagem sem alicate?

Tanto quanto proporcionar o embelezamento das unhas, cada vez mais as manicures se preocupam em promover a saúde das mãos de suas clientes. E é por isso que muitas destas profissionais têm defendido a abolição dos alicates.

Pode parecer um pouco radical, mas há mais de um motivo para não usar fazer mais a cuticulagem com alicate. Antes de tudo, o alicate retira a cutícula totalmente, deixando as unhas totalmente expostas a possíveis infecções.

Esmaltação em Gel 2024

Melhores ideias para arrasar!

Além disso, as afiadas ferramentas muito comumente causam pequenos cortes, que podem infeccionar, principalmente se o objeto não tiver sido devidamente esterilizado. E eventualmente a ação de cortar as cutículas acabam fazendo com que elas engrossem e crescem cada vez mais.

➜ Manicures fazem isso para o esmalte durar mais e você nunca percebeu!

Manicure faz cutilagem de cliente com tesourinha
Imagem: Freepik

Cutilagem sem alicate passo a passo

Agora que você já sabe de todas as desvantagens de utilizar o alicate, possivelmente está levando em consideração a ideia de abolir a ferramenta. Então, se você não tem ideia de como fazer a cutilagem sem alicate, veja aqui algumas técnicas que você pode adotar.

Esfoliação com escovinha

A técnica mais simples para se livrar das cutículas sem o alicate e sem cortes é a esfoliação com escovinha. Para executá-la, você só precisa de dois ingredientes muito fáceis, um amolecedor de cutículas e uma escovinha de higienização das unhas.

Comece aplicando o amolecedor em torno de todas as suas unhas, sem economizar e sem esfregar, deixando o produto fazendo efeito por aproximadamente cinco minutos. Em seguida, esfregue as escovinha unha a unha para retirar a pele morta. Agora é só hidratar as mãos antes de esmaltar.

Manicure retira cutícula de cliente com uma cureta
Imagem: Freepik

Emoliente e cureta

Semelhante a esfoliação com escovinha, a combinação emoliente e cureta tem sido bastante utilizada por diversas profissionais manicures que querem fazer a cutilagem sem alicate. Você vai precisar de um emoliente, uma espátula e uma cureta específicos para cutículas.

Em primeiro lugar aplique o emoliente em todas as unhas e o deixe agir por cerca de dois minutos. O segundo passo é empurrar as cutículas com a espátula para soltá-las. Por fim, retire as cutículas utilizando a cureta e finalize com um hidratante para as mãos.

Manicure faz cutilagem russa em cliente
Imagem: Freepik

Técnicas russas

Muitos salões de manicure vem adotando as técnicas russas de cutilagem, conhecidas por apresentar um resultado tão bom quanto o do alicate, utilizando ferramentas diferentes. Uma delas é idêntica a cutilagem comum, no entanto no lugar do alicate se usa uma tesourinha específica para este fim.

Enquanto a primeira técnica corta a cutícula utilizando uma ferramenta diferente, a segunda é totalmente inovadora. Para começar o procedimento é realizado com a cutícula seca, além disso, no lugar de cortar, se utiliza uma lixa em formato de broca pontiaguda, lixando a cutícula.

Os especialistas na técnica garantem que a técnica é mais higiênica e ainda por cima tem um efeito prolongado, sendo necessária uma nova cutilagem somente 15 dias depois.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Luiza Fonseca
Luiza é redatora especialista em Design de Unhas e produtora de conteúdo desde 2014 onde começou a sua paixão pelo universo da beleza. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Unhas Decoradas 2024, dicas e novas tendências para todas as nossas seguidoras..