Tipos de Micose de Unha: Conheça as Diferenças e Tratamento

Você sabe o que é a micose de unha, quais os tipos e como tratar esse problema? Se você estava buscando essas informações, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre como tratar o problema!

Paciente com micose em unha do pé
Fonte: Getty Images

O que é a micose de unha?

Você notou suas unhas amareladas e com aspecto de doente? Pois isso pode estar sendo causada por um micose!

Em primeiro lugar, a micose de unha, também conhecida como onicomicose, é uma infecção causada por um fungo que afeta as unhas das mãos e dos pés.

Unhas dos polegares com micose
Fonte: Getty Images

Nesse sentido, ela é proveniente de diferentes tipos de fungos, incluindo dermatófitos, leveduras e mofo não dermatófito. Esses pequenos fungos se alimentam da nossa queratina, que é uma proteína dura que forma a maior parte da unha.

Geralmente, a infecção pode começar na borda da unha e se espalhar para outras partes, causando alterações na cor, textura e forma. Ah, também é comum ela deixar as unhas mais fracas.


Quais os tipos de micose de unha?

A princípio, a micose de unha pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo da área afetada e do tipo de fungo que a infectou. A seguir, confira os tipos mais comuns:

Onicomicose subungueal distal e lateral

Antes de mais nada, esse é o tipo mais comum, aquele que começa na ponta da unha e vai se espalhando para a base. Já se deparou com ele?

Micose de unha subungueal proximal

Em contrapartida, essa micose começa lá na base da unha, além de ser mais comum de aparecer em pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Onicomicose superficial branca

De mesmo modo, esse tipo é caracterizado por manchas brancas na superfície da unha, sendo mais comum de aparecer nas unhas das mãos.

Candidíase ungueal

Enfim, a micose de unha do tipo candidíase é causada por leveduras, e costuma afetar geralmente as mãos, com maior incidência em pessoas que frequentemente têm as mãos molhadas.

Dica: faça serviços de casa usando luvas!

http://Unhas%20coloridas%20candy%20colors
mais buscados

Unhas Curtas Pintadas 2024

Cores e Decorações em Alta.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

O que pode causar a micose na unha?

Ok, já entendemos os diferentes tipos de micose de unha, mas afinal, o que exatamente causa o surgimento desse fungo?

Médico analisando unha do pé com micose
Fonte: Freepik

Como mencionado, os fungos são os responsáveis por esse problema nas unhas. A princípio, eles proliferam em ambientes quentes, escuros e úmidos.

Ou seja, locais públicos como vestiários, banheiros, piscinas e chuveiros são áreas comuns onde os fungos podem ser contraídos. Por isso é tão importante higienizar muito bem as mãos.

Similarmente, sapatos fechados que não permitem que os pés “respirem” podem criar um ambiente propício para o desenvolvimento desses bichinhos.


Como tratar os fungos nas unhas?

Similarmente, o tratamento da micose na unha pode ser um desafio e geralmente depende da gravidade da infecção na área. As opções de tratamento incluem:

  • Medicamentos antifúngicos orais: São frequentemente os mais eficazes, mas podem ter efeitos colaterais;
  • Cremes ou esmaltes antifúngicos tópicos: Podem ser usados em casos mais leves ou como tratamento complementar;
  • Remoção da unha infectada: Em casos graves, pode ser necessário remover a unha para tratar a infecção subjacente.

Como prevenir a micose de unha?

A prevenção da micose nas unhas das mãos e pés inclui diversos cuidados, como manter as áreas sempre limpas e secas, evitar andar descalço em locais públicos, usar sapatos que permitam que os pés respirem e manter as unhas cortadas e limpas.

Em outras palavras, a higiene é a melhor aliada nesses casos. Como você pode ver, a micose pode trazer dores de cabeça para nosso dia a dia, então, é importante sempre manter uma rotina de cuidados.

Unha da mão com micose
Fonte: Pexels

Logo, caso se depare com esse problema, é importante buscar um médico especialista para prescrever o melhor tratamento.

No vídeo abaixo, você confere dicas para lidar com a micose. Por fim, continue acompanhando nosso portal para mais dicas e cuidados úteis!

https://youtu.be/T_GUdTbdKA8?si=gPmtv71A0pnAa4Z4

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Luiza Fonseca
Luiza é redatora especialista em Design de Unhas e produtora de conteúdo desde 2014 onde começou a sua paixão pelo universo da beleza. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Unhas Decoradas 2024, dicas e novas tendências para todas as nossas seguidoras..