Existe não só um, mas uma série de segredos que podem te ajudar a parar de roer as unhas imediatamente. Além de desejo de parar, você pode contar com a ajuda dos melhores macetes para que suas unhas fiquem impecáveis, e longe daquele desejo de roer. Confira abaixo tudo sobre como parar de roer as unhas hoje!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Dica 1: Parar de roer as unhas também depende de um bom psicológico
Antes de parar de roer as unhas, entenda os motivos que te levam a esse hábito. Muitos deles, dessa forma, estão relacionados a fatores psicológicos, como nervosismo, ansiedade e até mesmo depressão.
Por isso, é fundamental praticar o autoconhecimento, pois ao reconhecer os momentos e refletir sobre eles, é possível compreender as raízes do problema. Portanto, se você acredita que seu caso seja mais grave, procure um médico.
No começo pode não ser fácil porque exige muita atenção e disciplina, mas com o tempo você notará situações semelhantes: momentos de estresse, incerteza, tédio, raiva, ansiedade, e etc.
Quando você entende quais fatores influenciam a prática, percebe que é um mecanismo de resposta a outra coisa. A fuga daquele sentimento, é roer as unhas. Sem perceber, suas unhas ficam mais e mais danificadas com a prática.
Portanto, não tenha vergonha se entenda a necessidade de procurar ajuda através de um médico ou psicólogo. Procurar ajuda faz parte do processo de auto conhecimento e de aprendizagem sobre si mesmo.
➜ Veja as melhores ideias de unhas curtas Decoradas 2024!
Dica 2: Esmaltes como melhores amigos
A ideia é que você pinte as unhas regularmente, pelo menos uma vez por semana. Nem precisa ser com um profissional, a estratégia aqui é contar com um recurso estético como suporte emocional.
Adquirir o hábito de usar esmalte ou base reforça a vontade de parar, porque manter as unhas bonitas depende apenas de não roer. Além disso, opte pelo uso de bases fortalecedoras para garantir que suas unhas fiquem mais fortes.
Assim, você diminui a vontade de comer as unhas quando elas estão pintadas. De fato, essa dica não funciona para todas, mas caso ainda não tenha tentado, esse pode ser o momento ideal.
Dica 3: Que tal alongar com unhas postiças?
Existem muitos modelos de unhas postiças, desde aquelas que imitam as naturais até unhas com vários formatos e brilhos, como estiletes. Quando aplicadas, as unhas ficam mais bonitas e também cobrem as unhas artificiais.
Da mesma forma, você pode escolher plástico, acrílico ou gel. A dica é procurar um profissional que saiba aplicá-las. Essa opção não só vai deixar suas unhas lindas, como também vai agradar seu bolso, pois roer as unhas é como jogar dinheiro fora.
Assim, em razão do material que estará aplicado em suas unhas, fica mais difícil roer as unhas. Se optar por unhas plastificadas, essas que compramos em farmácias, fica mais difícil ainda, tal como as unhas em gel, que são super fortes.
Dica 4: Bases fortalecedoras
Além da base cosmética e do esmalte, também existe uma base amarga para evitar roer as unhas. Geralmente é incolor, mas tem um gosto terrível! Então, toda vez que você leva o dedo à boca, o gosto acaba afastando a vontade.
Este tipo de base contém ingredientes que ajudam a fortalecer as unhas, como a queratina. Claro que romper com um vício não é tão simples, mas utilizar de elementos que podem te ajudar é uma ótima saída.