Depois que a simples atitude de Cristiano Ronaldo pintar as unhas dos pés foi explicada pela suposta intenção de evitar fungos, causados pelo intenso uso de chuteiras, muitos têm se perguntado: “esmalte acaba com fungo?”. Veja aqui a resposta.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Infecções nas unhas
Causadas por fungos que vivem em nossa pele, as infecções fúngicas nas unhas são muito comuns, não só para esportistas como o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, mas qualquer pessoa, por diferentes motivos.
Esse tipo de infecção, de forma geral, se cria em ambientes úmidos e quentes, por isso é mais comum de afetar as pessoas que usam sapatos fechados o tempo todo, mas também pode ser causada por traumas, uso de piscinas públicas e até por procedimentos cosméticos como alongamentos.
Ou seja, as unhas das mãos não estão livres deste problema, que pode surgir abaixo dos alongamentos de gel, fibra, cerâmica, etc, se não forem aplicados corretamente ou a sua manutenção não for realizada no tempo certo.
Esmalte acaba com fungo?
Quando a internet enlouqueceu após a divulgação de fotos de uma viagem em família de Cristiano Ronaldo, nas quais ele apareceu com as unhas dos pés pintadas de esmalte preto, um jornal alemão alegou que a motivação do jogador de futebol era proteger as unhas de fungos.
A publicação, inclusive, destacou que a prática de pintar as unhas com esse objetivo era muito comum entre esportistas. Mas essa prática tem fundamento? Esmalte acaba com fungo mesmo?
Segundo podologistas e dermatologistas, pintar as unhas com esmalte comum não previne a possível proliferação de fungos, a não ser que abaixo do esmalte colorido esteja se utilizando um esmalte de tratamento antifúngico.
Apenas o uso de esmalte comum, não só não ajuda a evitar infecções fúngicas, como pode alimentar esse tipo de problema, pois a coloração pode omitir sinais de fungos nas unhas, atrasando o diagnóstico e tratamento, piorando a situação.
Além disso, como um cosmético, o esmalte potencialmente tem produtos químicos em sua composição que podem ser agressivos para a saúde das unhas, por isso pode ser considerado que tem muito mais chances de causar fungos do que preveni-los.
Como evitar fungos?
A recomendação de profissionais para evitar a proliferação de fungos nas unhas é preservar um pouco seu natural, não cortando e lixando em demasia, dando um tempo entre aplicações de esmaltes, decoração e alongamentos e não compartilhando alicates e cortadores.
Quando se fala mais especificamente das unhas dos pés, além das dicas acima, é recomendável que se mantenha os pés limpos e secos, trocando as meias diariamente ou sempre que estiverem suadas, e alternando sapatos fechados, para que tenham tempo de secar.
Unhas dos Pés Decoradas 2024
Muitas Fotos e Cores (Passo a Passo)Outra dica interessante para quem é obrigado a usar sapatos fechados diariamente, é fazer uso de pó antifúngico nos calçados e meias, que podem ser encontrados facilmente em drogarias.
Pode pintar as unhas durante tratamento de infecção fúngica?
Como mencionado acima, a única forma de evitar fungos pintando as unhas, é se aplicar a coloração após o uso da base de tratamento antifúngico, então sim, pode pintar a unha durante o tratamento da infecção fúngica.
No entanto, é preciso antes verificar se o produto de tratamento utilizado permite a esmaltação, algo que pode se esclarecer com seu dermatologista, no momento em que ele indicar o produto a ser utilizado para acabar com os fungos.